APRESENTAÇÃO

O I Congresso Nacional de Linguística Aplicada (I CONALA) e IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÂO, DISCURSO E MEMÓRIA (IV ENAFDM) serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Dom Delgado. A realização deste encontro no Estado é uma oportunidade ímpar de fomentar debates acerca do ensino de línguas e literatura em nível nacional. Portanto, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPELA) e o Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital (FICÇA) a fim de pôr em evidência pesquisas que versem sobre esta temática e fomentar reflexões e discussões, propondo diálogos e parcerias entre instituições em âmbito regional, nacional e internacional.

Espera-se que esse momento acadêmico celebre trocas de conhecimento e alcance, além das Letras, áreas afins, bem como envolva professores de educação básica da rede pública e privada, das IES, graduandos, mestrandos, doutorandos, enfim, pesquisadores nacionais e internacionais. As reflexões devem estar relacionadas a uma das seguintes temáticas: Análise do discurso e Linguística Aplicada; Ensino de Línguas, Cultura e Identidade; Formação docente e ensino de línguas; Língua Materna e Identidade; Identidade e Discurso; Estudos culturais; Identidade, Cultura e Sociedade; Comunicação e Língua de Sinais; Ensino e Internacionalização; Linguística; Literatura e discurso pós-moderno; Literatura e Cinema; Literatura e outras artes; Cinema e memória; Literatura e Memória; Literatura e Cultura; Gêneros digitais; Literatura especulativa; Estudos de gênero e literatura feminista; Discurso e pós-modernidade; Discurso e memória; O discurso midiático.

As discussões serão organizadas através de mesas coordenadas, conferências, palestras, minicursos, simpósios e comunicações, que visarão a refletir sobre a Linguística Aplicada e suas facetas com o discurso e os estudos que envolvam literatura, sociedade e cultura a partir das relações a literatura e o sujeito de seu tempo.

Logo, estendemos o convite a todos aqueles que se interessam pelas temáticas propostas para juntar-se a nós neste momento oportuno que será, sem dúvida, proveitoso e frutífero para a comunidade acadêmica.

A Organização