CONVIDADOS

Abdala Júnior

Professor e crítico literário. Especialista em literatura dos países de expressão portuguesa, suas pesquisas são feitas no campo da literatura comparada. É um dos introdutores no Brasil dos estudos de literaturas africanas lusófonas, professor titular da FFLCH/USP, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e representante das áreas de letras e linguística na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

Márcia Manir Miguel Feitosa

Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Pós-Doutora em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa. Professora do quadro permanente dos Mestrados em Letras e em Cultura e Sociedade da UFMA. Líder do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - GEPLIT. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa. Ex-Presidente da ABRAPLIP. Tem experiência na área de Letras, sobretudo, nos seguintes temas: literatura e paisagem, literatura portuguesa e africana de língua portuguesa, cultura, identidade, memória e exílio.

Orlando Vian Jr.

Professor associado atuando no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Suas áreas de ensino, publicação e pesquisa incluem: ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira, formação do professor de línguas, análise e ensino de gêneros do discurso, tomando-se por base a Linguística Sistêmico-Funcional.

Vera Menezes

Professora titular da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora do CNPq. Atua na Graduação e na Pós-Graduação, nas linhas de pesquisa em "Ensino/Aprendizagem de línguas estrangeiras" e em "Linguagem e Tecnologia". É uma das pioneiras no ensino e pesquisa em educação a distância na área de Letras. Foi uma das editoras da Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Atualmente, é sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, coordena o Núcleo de Pesquisa Lingtec, o Curso de Especialização em Linguagem Tecnologia e Ensino e é membro da Câmara de Ciências Humanas da Fapemig.

Almeida Filho

Doutor em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983), em Washington, DC, Estados Unidos. Atualmente é professor de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de línguas, ética profissional no ensino de língua estrangeira, epistemologia da linguística aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira.

Silvana Pantoja

Doutora em Letras, Área de Concentração Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Letras, área de Concentração Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Professora da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Atua nas linhas de pesquisa Literatura, Memória, Espaço e Cidade; Literatura, Memória e Cultura.

Eulalia Leurquin

Possui graduação em Letras (português-francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001).

 

 

Paula Francineti

Pesquisadora de pós-doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Estudos de Fronteira, sob a coordenação do Prof. Dr. Adair Vieira Gonçalves. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013).

 

 

Welligton Borges

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2001), Mestrado (Universidade Estadual do Ceará - 2006) e Doutorado (Universidade Federal de Minas Gerais - 2010) em Lingüística Aplicada. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua estrangeira, tradução audiovisual, metodologias de ensino de línguas, linguagem e tecnologia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, atuando nas áreas de Linguística e Língua Inglesa.

Josilene Pinheiro-Mariz

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013). Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa (curso do qual foi coordenadora de novembro de 2012 a janeiro de 2016) e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino

Algemira Mendes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1993), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006) com estágio de doutorado sanduíche em Coimbra-PT(2005). Pós- doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Estadual do Piauí,/Universidade Estadual do Maranhão ,atuando na Graduação e no Mestrado em Letras