"I Congresso Nacional de Linguística Aplicada (CONALA)"
"IV Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória (ENAFDM)"

A Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Campo Grande (UFCG), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade de São Paulo (USP), Faculdade Cândido Mendes (FACAM) convida todos a participarem do "I Congresso Nacional de Linguística Aplicada (CONALA)" e "IV Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória (ENAFDM)".

1. DA DATA

O evento ocorrerá dos dias 21 a 23 de Novembro de 2018.

2. DO LOCAL E HORÁRIO

Local: Centro de Ciências Humanas (CCH) - UFMA

Horário: 8h00 às 18h00.

3. DOS VALORES

INSCRIÇÕES VALORES*
Participação como ouvinte do CONALA/ENAFDM
VALORES
Participação como ouvinte em Minicurso
PRAZOS*
Para pagamento com apresentação de trabalho
VALORES
Participação no CONALA/ENAFDM
com apresentação de trabalho
Estudante de Graduação Graduado e pós graduando Professores e pesquisadores
1º LOTE R$ 20,00
15/04/2018
a
15/06/2018
R$ 20,00
30/06/2018
a
31/07/2018
15/04/2018
a
06/05/2018
R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 50,00
2º LOTE R$ 25,00
16/06/2018
a
17/08/2018
R$ 25,00
01/08/2018
a
15/09/2018
07/05/2018
a
27/05/2018
R$ 40,00 R$ 60,00 R$ 80,00
3º LOTE R$ 30,00
18/08/2018
a
05/11/2018
R$ 30,00
16/09/2018
a
05/11/2018
28/05/2018
a
10/06/2018
R$ 60,00 R$ 80,00 R$ 120,00

*Findado cada prazo o sistema fecha, não sendo mais possível pagar a inscrição no valor correspondente.

** Valores para inscrição presencial de ouvinte geral e de minicurso: R$ 50,00 (para cada inscrição)

 

3.1. A inscrição presencial para ouvinte, ou seja aquela realizada no dia 21 Novembro de 2018 no local do evento, custará R$ 50,00.

3.2. A lista de minicursos disponíveis para inscrições será publicada no site a partir do dia 30 de junho de 2018. Ao escolher o seu minicurso, o participante deverá enviar um e-mail para conala.enafdm.minicurso@gmail.com informando sua escolha juntamente com o anexo do comprovante de pagamento.

3.3. Coordenador(a) de Simpósio, presidente de Mesa Redonda e ministrante de minicurso aprovados pela comissão organizadora estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Todavia, caso este(s) deseje(m) apresentar um trabalho em outra modalidade, além das supracitadas, deverá ser realizada a inscrição correspondente.

3.4. Os valores supracitados correspondem unicamente à inscrição no evento, tendo em vista que não ofereceremos um pacote que inclua alimentação e alojamento.

3.5. Recomendamos aos participantes que submeteram trabalhos para o presente evento, a somente realizar o pagamento de suas inscrições após o recebimento da carta de aceite.

3.6. O participante que tiver dois trabalhos aceitos deverá pagar por ambos os trabalhos.

3.7. O orientador que tiver interesse em receber os certificados correspondentes aos trabalhos submetidos pelos seus orientandos deverá efetuar o pagamento de sua inscrição na mesma modalidade de 01 (HUM) de seus orientandos. Caso tenha mais de um orientando, é facultativo o pagamento dos demais. O orientador inscrito no evento que não comparecer à apresentação receberá APENAS o certificado de orientação.

3.6. O pagamento deverá ser realizado no site http://conala.enafdm.com.br, podendo este ser efetuado através de boleto ou débito bancário. Em caso de dúvidas ou problemas na realização do pagamento, favor entrar em contato conosco através do e-mail: conala2018@gmail.com

4. PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

MODALIDADES DE TRABALHOS PRAZO ÚNICO PRAZO PARA PAGAR COM O VALOR DO 1º LOTE PRAZO PARA PAGAR COM O VALOR DO 2º LOTE PRAZO PARA PAGAR COM O VALOR DO 3º LOTE
MINICURSO 15/04/2018
a
11/06/2018
- - -
MESA REDONDA 15/04/2018
a
11/06/2018
- - -
COMUNICAÇÃO ORAL - 15/04/2018
a
06/05/2018
07/05/2018
a
27/05/2018
28/05/2018
a
10/06/2018
GRUPO DE TRABALHO - 15/04/2018
a
06/05/2018
07/05/2018
a
27/05/2018
28/05/2018
a
10/06/2018
PAINEL - 15/04/2018
a
06/05/2018
07/05/2018
a
27/05/2018
28/05/2018
a
10/06/2018

*Findado o prazo de algum lote, não será possível mais submeter trabalhos com o valor do mesmo.

5. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

5.1. As submissões de trabalhos deverão ser realizadas no site: http://conala.enafdm.com.br

5.2. Os autores dos trabalhos escolhidos receberão o aceite em até 10 (dez) dias da sua submissão, via e-mail.

5.3. Somente serão admitidos até 2 (dois) trabalhos por proponente, independente da modalidade de apresentação escolhida ou de ser autor ou coautor, não sendo isto aplicado em caso de coordenação de simpósio e orientadores.

5.4. Professores, pesquisadores e estudantes interessados na temática do evento poderão submeter seus trabalhos com assuntos correlatos a um dos "Eixos Temáticos" dispostos no item 6 do presente Edital, para apresentá-los em sessões de:

5.4.1. Comunicação oral: Apresentação individual ou em dupla de trabalhos que discutam fenômenos ou problemas relacionados às temáticas que dão título ao presente evento;

Estudantes de graduação somente poderão apresentar comunicação oral se tiverem a supervisão de um orientador, cuja titulação mínima deverá ser de mestre.

Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos.

5.4.2. Simpósio: Apresentações orais com temática específica proposta por um coordenador portador do título de doutorado. Nessa modalidade as comunicações poderão ser ministradas por graduandos, graduados ou pesquisadores em geral, totalizando no mínimo cinco comunicações e no máximo sete. O envio das comunicações e do resumo do simpósio deve ser feito em conjunto pelo coordenador do simpósio através do site http://conala.enafdm.com.br.

5.4.3. Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos por membro

5.4.4. Mesa Redonda: Discussão entre especialistas que apresentam seus pontos de vista sobre um tema em comum.

A Mesa Redonda deverá ser proposta e presidida, exclusivamente, por um professor portador do título de Doutor. Os demais membros deverão possuir titulação mínima de Mestre.

A mesa redonda deverá ser composta por 3 (três) integrantes.

Tempo de apresentação: Até 60 minutos.

5.4.5. Minicurso: Apresentação individual ou em dupla, de natureza teórica, sobre um conteúdo pesquisado, a ser debatido de forma similar a uma aula;

O minicurso deverá ser ministrado, exclusivamente, por um professor cuja titulação mínima é Mestre.

A relação dos minicursos aceitos será disponibilizada no site.

Tempo de aula: Até 120 minutos.

5.4.6. Painéis: Apresentação individual ou em dupla, cujo recurso será a utilização de um pôster expondo resultados de pesquisas de forma ilustrada.

As normas para elaboração e apresentação de pôster na sessão de painéis já estão disponibilizadas, em anexo, ao final deste Edital.

Tempo apresentação: 90 minutos.

6. EIXOS TEMÁTICOS

  • a) Formação Docente e Ensino de Línguas
  • b) Análise do Discurso e Linguística Aplicada
  • c) Ensino de Línguas, Cultura e Identidade
  • d) Identidade e Discurso
  • e) Estudos Culturais
  • f) Identidade, Cultura e Sociedade
  • g) Comunicação e Língua de Sinais
  • h) Ensino e Internacionalização
  • i) Linguística
  • j) Literatura e Discurso Pós-Moderno
  • k) Literatura e Cinema
  • l) Literatura e Outras Artes
  • m) Cinema e Memória
  • n) Gêneros Digitais
  • o) Literatura Especulativa
  • p) Estudos de gênero e literatura feminista
  • q) Discurso e Pós-Modernidade
  • r) Discurso e Memória
  • s) O discurso midiático
  • t) Ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira
  • u) Adaptação, Análise e Produção de Materiais Didáticos

7. DAS NORMAS DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS

7.1. NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

7.1.1. Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, margens superior e inferior (2,5 cm), direita e esquerda (3 cm).

7.2. TÍTULO

7.2.1. Localizado na primeira linha da página; em negrito; centralizado; caixa alta.

7.3. NOME DO(S) AUTOR(ES)

7.3.1. - Localizado(s) na terceira linha após o título; alinhado à direita; sobrenome em caixa alta, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado, colocada entre parênteses; abaixo, inserir o endereço eletrônico para contato (e-mail).

7.4. CORPO DO TEXTO

7.4.1. Localizado na terceira linha após o(s) nome(s) do(s) autor(es), sem figuras ou gráficos;

7.4.2. Deve conter de 300 (trezentas) a 400 (quatrocentas) palavras, com alinhamento justificado e apenas uma entrada de parágrafo (1,25 cm);

7.4.3. Não colocar bibliografia;

7.4.4. Para indicar referência bibliográfica no corpo do resumo, empregar (sobrenome do autor, ano), entre parênteses.

7.5. PALAVRAS-CHAVE

7.5.1. - Localizadas na segunda linha após o corpo do texto; em negrito; indicar 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, e ponto no final; caixa alta apenas na primeira letra de cada palavra.

8. DOS CERTIFICADOS

8.1. Para a obtenção do certificado o participante inscrito deverá:

Certificado geral do CONIFID (Carga horária – 30 horas) Registrar sua presença em 70% das apresentações promovidas pelo evento.
Certificado de ouvinte em minicurso (Carga horária – 8 horas) Registrar sua presença em 75% da carga horária total do minicurso escolhido.
Certificado de ministração de minicurso (Carga horária – 20 horas) Registrar sua presença em 100% da carga horária total do minicurso.
Certificado de apresentação de trabalho (Sem carga horária) Registrar sua presença na ata de monitoria, que será disponibilizada na data da apresentação.
Certificado de Orientação (sem carga horária) Estar inscrito no evento

8.2. Somente receberá o certificado de apresentação de trabalho quem comparecer no dia de sua apresentação.

8.3. O orientador inscrito no evento que não comparecer à apresentação receberá somente o certificado de orientação.

8.4. A emissão dos certificados será realizada através do site do evento e o participante terá o prazo máximo de três meses para emiti-lo. Findo esse período, a organização do evento ficará isenta de qualquer responsabilidade sobre o mesmo.

9. DA PUBLICAÇÃO

9.1. O evento contará com duas publicações: caderno de resumos aprovados disponibilizado em plataforma digital, assim como os anais contendo os artigos completos selecionados.

9.2. Prazo para envio do artigo completo: 30 de outubro de 2018.

9.3. Regras de formatação: Em anexo ao fim do Edital

9.4. Os artigos selecionados pela comissão organizadora serão publicados, em plataforma digital, nos anais do evento. Essa publicação ocorrerá em até 45 dias úteis do fim do prazo acima.

9.5. Orientadores terão que pagar a inscrição do evento, na modalidade apresentação de trabalho, caso queiram constar como coautores na publicação de seus orientandos.

9.6. Mesmo que o orientador tenha vários orientandos, ele pagará uma única inscrição e seu nome constará em todos os trabalhos.

OBS: Caso o autor não tenha interesse na publicação do artigo submetido, favor entrar em contato conosco através do e-mail: conala2018@gmail.com

10. INFORMAÇÕES OU PARCERIAS

Para obter mais informações, propor parcerias ou sanar dúvidas sobre o evento, entre em contato conosco através de um dos seguintes canais:

E-mail: conala2018@gmail.com

Site: http://conala.enafdm.com.br

PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 21/11
7:30h Credenciamento CCH
9h às 10h Minicurso Salas CCH
10:20h às 12h Solenidade e Conferência de Abertura Auditório Setorial
Intervalo
14h às 16h Mesa Redonda Auditórios e salas
16h às 18h Comunicações Orais / Simpósio Auditórios e salas


DIA 22/11
8h às 10h Minicurso Auditórios e salas
10:20h às 12:00h Conferência Auditório Setorial
Intervalo
14h às 16h Mesas Redondas Auditórios e salas
16h às 17:30h Painéis / Comunicação Hall do CCH
17h às 18h Lançamento de Livros Hall do CCH


DIA 23/11
8h às 10h Comunicações Orais / Simpósio Auditórios e salas
10:30min às 12h Conferência Auditórios e salas
Intervalo
14h às 16h Mesa Redonda/ Comunicações Orais Auditórios e salas
15h às 16:30h Painéis Hall do CCH
16:30h às 17h Conferência e Solenidade de Encerramento Auditório Setorial


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGO COMPLETO DO "I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA (CONALA)" E "IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA (ENAFDM)".

1. O nome do autor deve vir na 1ª página, logo abaixo do título, alinhamento à direita, Times New Roman, tamanho 12.

2. Título principal: centralizado, em negrito, com letras maiúsculas, Times New Roman, tamanho 14; se houver subtítulo, mesmas regras, porém sem negrito.

3. Corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12.

4. Espaçamento: Espaço simples entrelinhas e parágrafos; espaço duplo entre partes, tabelas, ilustrações etc.

5. Recuo Especial – Primeira linha: 1,25 cm.

6. Citações textuais:

a) até 3 linhas: marcadas entre aspas no corpo do texto;

b) com mais de 3 linhas: justificada e recuada em 4 cm, sem aspas, corpo 10.

7. Títulos das seções primárias: centralizados, em negrito, com letra maiúscula; com numeração(1, 2, 3...), corpo 12; introdução, desenvolvimento, conclusão, notas e referências seguem o mesmo padrão.

8. Títulos das seções secundárias: centralizados, com letra maiúscula; com numeração (1.1, 1.2, 1.3...), corpo 12.

9. Títulos das seções terciárias: centralizados, em negrito, com letra minúscula; com numeração (1.1.1, 1.1.1, 1.1.3...), corpo 12.

10. Títulos das seções quaternárias: centralizados, com letra minúscula; com numeração (1.1.1.1, 1.1.1.2, 1.1.1.3...), corpo 12.

11. Referências bibliográficas: As informações acerca das obras consultadas devem ser padronizadas de acordo com a Norma para Elaboração de Referências Bibliográficas – NBR 6023/2002, da ABNT.
OBS: O título da obra deve ser destacada em negrito.

12. Configuração de página: Margens - 2,5 cm em todos os lados, Orientação – retrato e Tamanho – A4.

13. Número de laudas: Mínimo de 10 e máximo de 15.

Para suprir qualquer lacuna presente neste documento utilizar as atuais normas da ABNT.



NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER NA SESSÃO DE PAINÉIS DO "I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA (CONALA)" E "IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA (ENAFDM)".

1. O pôster deve ser confeccionado apenas depois que o trabalho obtiver a resposta de aceitação pela Comissão Organizadora.

2. Dimensões do pôster: Largura: mínima 50 cm e máxima 90cm; Altura: mínima 80 cm e máxima 120cm

3. No pôster deve constar:

a) área do conhecimento;

b) título idêntico ao do resumo aceito;

c) nomes e instituições dos autores;

d) informar a instituição de fomento, se houver;

e) identificar "Trabalho de Iniciação Científica" ou "Trabalho de Professor de Educação Básica ou Técnica", se for o caso.

4. Usar fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância.

5. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis.

6. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público.

7. É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja o mesmo do título do resumo enviado à Comissão Organizadora.

8. Os autores (número máximo: dois) do trabalho deverão permanecer junto ao pôster durante todo o tempo da Sessão, para responder as questões dos interessados.

9. É proibida a apresentação:

a) por terceiros (não autores), oral ou por equipamentos eletrônicos;

b) de trabalhos impressos em folhas soltas, sem características de um pôster;

c) com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos;

d) com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.

10. Todos os painéis terão um "gancho" para pendurar pôster com cordão; quem optar por fixar o pôster com fita crepe, deve levar a fita necessária (lembrando que neste caso o pôster não pode ser muito pesado).