EDITAL

A Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade de São Paulo (USP), Faculdade Cândido Mendes (FACAM) convida todos a participarem do "I Congresso Nacional de Linguística Aplicada (CONALA)" e "IV Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória (ENAFDM)".

[topo]

1. DA DATA

O evento ocorrerá dos dias 21 a 23 de Novembro de 2018.

[topo]

2. DO LOCAL E HORÁRIO

Local: Centro de Ciências Humanas (CCH) - UFMA
Horário: 8h00 as 18h00.

[topo]

3. DOS VALORES

INSCRIÇÕES VALORES*
Participação como ouvinte do CONALA/ENAFDM
VALORES
Participação como ouvinte em Minicurso
PRAZOS*
Para pagamento com apresentação de trabalho
VALORES
Participação no CONALA/ENAFDM com apresentação de trabalho
Estudante de Graduação Graduado e pós graduando Professores e pesquisadores
1º LOTE R$ 20,00
15/04/2018 a 15/06/2018
R$ 20,00
30/06/2018 a 31/07/2018
15/04/2018 a 06/05/2018 R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 50,00
2º LOTE R$ 25,00
16/06/2018 a 17/08/2018
R$ 25,00
01/08/2018 a 15/09/2018
07/05/2018 a 27/05/2018 R$ 40,00 R$ 60,00 R$ 80,00
3º LOTE R$ 30,00
18/08/2018 a 05/11/2018
R$ 30,00
16/09/2018 a 05/11/2018
28/05/2018 a 10/06/2018 R$ 60,00 R$ 80,00 R$ 120,00

*Findado cada prazo o sistema fecha, não sendo mais possível pagar a inscrição no valor correspondente.
** Valores para inscrição presencial de ouvinte geral e de minicurso: R$ 50,00 (para cada inscrição)

3.1 A inscrição presencial para ouvinte, ou seja aquela realizada no dia 21 Novembro de 2018 no local do evento, custará R$ 50,00.

3.2 A lista de minicursos disponíveis para inscrições será publicada no site a partir do dia 30 de junho de 2018. Ao escolher o seu minicurso, o participante deverá efetuar o pagamento no site: https://www.doity.com.br/iconala.

3.3 Coordenador(a) de Simpósio, presidente de Mesa Redonda e ministrante de minicurso aprovados pela comissão organizadora estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Todavia, caso este(s) deseje(m) apresentar um trabalho em outra modalidade, além das supracitadas, deverá ser realizada a inscrição correspondente.

3.4 Os valores supracitados correspondem unicamente à inscrição no evento, tendo em vista que não ofereceremos um pacote que inclua alimentação e alojamento.

3.5 Recomendamos aos participantes que submeteram trabalhos para o presente evento, a somente realizar o pagamento de suas inscrições após o recebimento da carta de aceite.

3.6 O participante que tiver dois trabalhos aceitos deverá pagar por ambos os trabalhos.

3.7 O orientador que tiver interesse em receber os certificados correspondentes aos trabalhos submetidos pelos seus orientandos deverá efetuar o pagamento de sua inscrição na mesma modalidade de 01 (HUM) de seus orientandos. Caso tenha mais de um orientando, é facultativo o pagamento dos demais. O orientador inscrito no evento que não comparecer à apresentação receberá APENAS o certificado de orientação.

3.8 O pagamento deverá ser realizado no site https://www.conala.enafdm.com.br através da plataforma Doity, podendo este ser efetuado através de boleto ou débito bancário. Em caso de dúvidas ou problemas na realização do pagamento, favor entrar em contato conosco através do e-mail: conala2018@gmail.com

[topo]

4. PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

MODALIDADES DE TRABALHOS PRAZO PARA SUBMISSÃO PRAZO PARA PAGAR COM O VALOR DO 1º LOTE PRAZO PARA PAGAR COM O VALOR DO 2º LOTE PRAZO PARA PAGAR COM O VALOR DO 3º LOTE
SIMPÓSIO ABERTO OU FECHADO 15/04/2018 a 25/05 28/05/2018 a 04/06/2018 05/06/2018 a 10/06/2018
MINICURSO 15/04/2018 a 11/06/2018 - - -
MESA REDONDA 15/04/2018 a 11/06/2018 - - -
COMUNICAÇÂO ORAL - 15/04/2018 a 06/05/2018 07/05/2018 a 27/05/2018 28/05/2018 a 10/06/2018
PAINEL - 15/04/2018 a 06/05/2018 07/05/2018 a 27/05/2018 28/05/2018 a 10/06/2018

*Findado o prazo de algum lote, não será possível mais submeter trabalhos com o valor do mesmo.

[topo]

5. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

5.1. As submissões de trabalhos deverão ser realizadas no site: www.conala.enafdm.com.br

5.2. Os autores dos trabalhos escolhidos receberão o aceite em até 10 (dez) dias da sua submissão, via e-mail.

5.3. Somente serão admitidos até 2 (dois) trabalhos por proponente, independente da modalidade de apresentação escolhida ou de ser autor ou coautor, não sendo isto aplicado em caso de coordenação de simpósio e orientadores.

5.4 Professores, pesquisadores e estudantes interessados na temática do evento poderão submeter seus trabalhos com assuntos correlatos a um dos "Eixos Temáticos" dispostos no item 6 do presente Edital, para apresentá-los em sessões de:

5.4.1. Comunicação oral: Apresentação individual ou em dupla de trabalhos que discutam fenômenos ou problemas relacionados às temáticas que dão título ao presente evento;

Estudantes de graduação somente poderão apresentar comunicação oral se tiverem a supervisão de um orientador, cuja titulação mínima deverá ser de mestre.

Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos.

5.4.2. Simpósio Aberto e/ou Fechado: Apresentações orais com temática específica proposta por um coordenador portador do título de doutorado. Nessa modalidade as comunicações poderão ser ministradas por graduandos, graduados ou pesquisadores em geral, totalizando no mínimo cinco comunicações e no máximo sete. O envio das comunicações e do resumo do simpósio (modalidade aberta ou fechada) deve ser feito pelo coordenador do simpósio através do e-mail: conala2018@gmail.com Prazo para envio das propostas: 25/05/2018

5.4.4. Mesa Redonda: Discussão entre especialistas que apresentam seus pontos de vista sobre um tema em comum.

A Mesa Redonda deverá ser proposta e presidida, exclusivamente, por um professor portador do título de Doutor. Os demais membros deverão possuir titulação mínima de Mestre. A submissão de Mesa Redonda deverá ser realizada pelo site www.conala.enafdm.com.br até o dia 11/06/2018.

A mesa redonda deverá ser composta por 3 (três) integrantes.

Tempo de apresentação: Até 60 minutos.

5.4.5. Minicurso: Apresentação individual ou em dupla, de natureza teórica, sobre um conteúdo pesquisado, a ser debatido de forma similar a uma aula;

O minicurso deverá ser ministrado, exclusivamente, por um professor cuja titulação mínima é Mestre.

A relação dos minicursos aceitos será disponibilizada no site.

Tempo de aula: Até 120 minutos.

Prazo de proposta através do site: 11/06/2018

5.4.6. Painéis: Apresentação individual ou em dupla, cujo recurso será a utilização de um pôster expondo resultados de pesquisas de forma ilustrada.

As normas para elaboração e apresentação de pôster na sessão de painéis já estão disponibilizadas, em anexo, ao final deste Edital.

Tempo apresentação: 90 minutos.

[topo]

6. EIXOS TEMÁTICOS

A - Formação Docente e Ensino de Línguas

B - Análise do Discurso e Linguística Aplicada

C - Ensino de Línguas, Cultura e Identidade

D - Identidade e Discurso

E - Estudos Culturais

F - Identidade, Cultura e Sociedade

G - Comunicação e Língua de Sinais

H - Ensino e Internacionalização

I - Linguística

J - Literatura e Discurso Pós-Moderno

K - Literatura e Cinema

L - Literatura e Outras Artes

M - Cinema e Memória

N - Gêneros Digitais

O - Literatura Especulativa

P - Estudos de gênero e literatura feminista

Q - Discurso e Pós-Modernidade

R - Discurso e Memória

S - O discurso midiático

T - Ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira

U - Adaptação, Análise e Produção de Materiais Didáticos

V - Literatura, Espaço e Memória

X - Tecnologias Digitais e Aprendizagem de Línguas

Z - Linguística Aplicada

[topo]

7. DAS NORMAS DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS

7.1. NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

7.1.1. Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, margens superior e inferior (2,5 cm), direita e esquerda (3 cm).

7.2. TÍTULO

7.2.1. Localizado na primeira linha da página; em negrito; centralizado; caixa alta.

7.3. NOME DO(S) AUTOR(ES)

7.3.1. - Localizado(s) na terceira linha após o título; alinhado à direita; sobrenome em caixa alta, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado, colocada entre parênteses; abaixo, inserir o endereço eletrônico para contato (e-mail).

7.4. CORPO DO TEXTO

7.4.1. Localizado na terceira linha após o(s) nome(s) do(s) autor(es), sem figuras ou gráficos;

7.4.2. Deve conter de 300 (trezentas) a 400 (quatrocentas) palavras, com alinhamento justificado e apenas uma entrada de parágrafo (1,25 cm);

7.4.3. Não colocar bibliografia;

7.4.4. Para indicar referência bibliográfica no corpo do resumo, empregar (sobrenome do autor, ano), entre parênteses.

7.5. PALAVRAS-CHAVE

7.5.1. - Localizadas na segunda linha após o corpo do texto; em negrito; indicar 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, e ponto no final; caixa alta apenas na primeira letra de cada palavra.

[topo]

8. DOS CERTIFICADOS

8.1. Para a obtenção do certificado o participante inscrito deverá:

Certificado geral do CONIFID
(Carga horária – 30 horas)
Registrar sua presença em 70% das apresentações promovidas pelo evento.
Certificado de ouvinte em minicurso
(Carga horária – 8 horas)
Registrar sua presença em 75% da carga horária total do minicurso escolhido.
Certificado de ministração de minicurso
(Carga horária – 20 horas)
Registrar sua presença em 100% da carga horária total do minicurso.
Certificado de apresentação de trabalho
(Sem carga horária)
Registrar sua presença na ata de monitoria, que será disponibilizada na data da apresentação.
Certificado de Orientação
(sem carga horária)
Estar inscrito no evento

8.2. Somente receberá o certificado de apresentação de trabalho quem comparecer no dia de sua apresentação.

8.3. O orientador inscrito no evento que não comparecer à apresentação receberá somente o certificado de orientação.

8.4. A emissão dos certificados será realizada através do site do evento e o participante terá o prazo máximo de três meses para emiti-lo. Findo esse período, a organização do evento ficará isenta de qualquer responsabilidade sobre o mesmo.

[topo]

9. DA PUBLICAÇÃO

9.1. O evento contará com duas publicações: caderno de resumos aprovados disponibilizado em plataforma digital, assim como os anais contendo os artigos completos selecionados.

9.2. Prazo para envio do artigo completo: 30 de outubro de 2018.

9.3. Regras de formatação: Em anexo ao fim do Edital

9.4. Os artigos selecionados pela comissão organizadora serão publicados, em plataforma digital, nos anais do evento. Essa publicação ocorrerá em até 45 dias úteis do fim do prazo acima.

9.5. Orientadores terão que pagar a inscrição do evento, na modalidade apresentação de trabalho, caso queiram constar como coautores na publicação de seus orientandos.

9.6. Mesmo que o orientador tenha vários orientandos, ele pagará uma única inscrição e seu nome constará em todos os trabalhos.

OBS: Caso o autor não tenha interesse na publicação do artigo submetido, favor entrar em contato conosco através do e-mail: conala2018@gmail.com

[topo]

10. INFORMAÇÕES OU PARCERIAS

Para obter mais informações, propor parcerias ou sanar dúvidas sobre o evento, entre em contato conosco através de um dos seguintes canais:

E-mail: conala2018@gmail.com
Site: conala.enafdm.com.br

[topo]